M-Pesa premeia estudantes universitários na edição M-Pesa FINCKATHON de 2024


 Portanto, as premiações tiveram lugar na sexta feira (19.07) na sede da Vodacom, na cidade de Maputo, depois de uma semana de trabalho de desenvolvimento de projectos de inclusão financeira levadas a cabo por seis equipas do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM), Instituto Superior de Transportes e Comunicação (ISUTC) e Universidade Eduardo Mondlane (UEM).


Fim do desenvolvimento dos projectos, os estudantes que estavam distribuídos em dois grupos para cada Instituição de ensino (total 6), fizeram uma apresentação no quinto dia, e três deles foram apurados. ficando o terceiro com 25 mil meticais, o segundo colocado com 50 mil, e por fim o grupo vencedor com 100 mil meticais, por conta de um projecto produzido para ser implementado na carteira móvel M-pesa que pode vir a reduzir burlas e desconfianças para os usuários na hora de fazer encomendas de produtos, permitido a este, enviar o dinheiro de pagamento de uma encomenda, mas ficando retido no M-pesa. E o vendedor só receberá, caso a chegada da encomenda seja confirmada.


Para a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FSDMoç, uma parceira do M-Pesa nesta iniciativa, Esselina Macome, os estudantes identificaram os problemas relevantes e actuais, e trouxeram soluções necessárias, “tivemos variedades de problemas e variedades de soluções. Hoje em dia ocorrem burlas, fraudes utilizando o M-Pesa. Estes jovens trouxeram uma possibilidade de como pode ser mitigada uma fraude, principalmente para pessoas que têm pequenos negócios. Então, isso vai impactar na inclusão financeira”, frisou.


Por sua vez, o representante do M-Pesa, Tawanda Gota, revelou que haverá uma iniciativa de aproximação (parceria) entre o serviço de carteira móvel e os estudantes. “O M-pesa está a pensar em fazer uma parceria com eles para adoptar essas soluções. Vamos sentar com esses estudantes e encontrar maneiras de trazer essas soluções de forma mais prática para o povo Moçambicano”, finalizou Gota.


O evento foi organizado pela Vodafone M-Pesa, em parceria com a FSDMoç, a FinTech.MZ e a GSMA FINCKATHON, e terá a próxima edição em 2025. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem abandona esposa e filhos por amante. Ver mais...

Jonathan recebe nova ajuda de 618 mil. Ver mais...